sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Ossanha






Ossanha ou Ossãe é o Orixá das plantas medicinais e litúrgicas. Orixá das Folhas e das Matas.
É fundamental sua importância, porque detém o reino e poder das plantas e folhas, imprescindíveis nos rituais e obrigações de cabeça e assentamento de todos os Orixás através do omieró ou abô (banho feito de ervas), assim como sobre todas as cabeças. Também a ele pertencem os ossos, nervos e músculos. As pessoas com defeitos físicos nas pernas. E que não possuem uma das pernas, quase sempre estão ligadas de alguma forma a esse Orixá, pois ele se apresenta sem uma das pernas, seja simbolicamente, assim como em transe dança com uma das pernas encolhidas como se não a possuísse, muitos de seus filhos conhecidos de todos nós, que não possuem uma das pernas quando da manifestação de Ossãe, dançam toda uma noite em uma perna só. Como as folhas estão relacionadas com a cura, Ossãe também está vinculado à medicina. 


Saudação: Eueu
Dia da Semana: Sexta-feira
Número: 07 e seus múltiplos
Cor: Verde e branco
Guia: 01 conta verde e 01 conta branca
Oferenda: Pipoca, linguiça de porco frita, figo e opeté de batata inglesa esmagada com uma pitada de azeite-de-dendê, a qual se dá forma de um cone
Ferramentas: coqueiro, muleta, bisturi, cágado, moedas e búzios
Ave: Galo cinza com vermelho
Quatro pé: Qualquer cor menos preto.


São Judas Tadeu - quando faz adjuntó com Iemanjá Bocí
São Cristóvão - quando faz adjunto com Oxum Demun



Os filhos de Ossanha são calmos, ingênuos e pacíficos. Defendem a ecologia.
Os filhos de Ossãe são, de um modo geral, pessoas equilibradas, controladas tanto em suas emoções como em seus sentimentos. Agem de maneira racional, não deixando que a amizade, a inimizade ou opiniões próprias suas interfiram em suas decisões para com os outros, e sim do que de fato é direito de ser. Possuem grande capacidade e eficiência.

Reza Ossanha

ABALERIO
ABALERIO ERUNFÉ

ASSUENI LABABA OMAM ASSUENI LABABA
ASSUENI LABABA OMAM ASSUENI LABABA

OBECHECO CHERECO
CHERECONSÉ IECONSÉ

ABAIMORE
AIOLÁ EOMALÉ ARIO

OSSANHA SANIBÓ
EU EU OSSANHA SANIBÓ EU EU

OSSANHA BAICHORO EROMAIO
OSSANHA BAICHORO EROMAIO

FARABARUQUE FARABARUQUE EU EU O QUE FARABÔ
FARABARUQUE FARABARUQUE EU EU O QUE FARABÔ

ABABA OMAM
IRE ABABA OMAM IRE

OSSANHA DOAJEQUIM DOAJEQUIM BABAOROCO
OSSANHA DOAJEQUIM DOAJEQUIM BABAOROCO

EU EU ITABOR ITABOR OSSANHA MORISSÔ
EU EU ITABOR ITABOR OSSANHA MORISSÔ

AGALE AGALE AGALE EUÉRUNFÉ AGALE EUÉRUNFÉ OSSANHA CHAMARUMPEPÉ
AGALE AGALE AGALE
 EUÉRUNFÉ AGALE EUÉRUNFÉ OSSANHA CHAMARUMPEPÉ

ONIBOCO
VAMUQUEREQUE

ISSERÓ ERÓ
ERÓ ISSERÓ ERÓ ERÓ

APECO ERUNDÊ
ARA PECO ARA

APECO CHUMARÚ
APECO CHUMARÚ OXUM

IECONFÃ IECONFÃ
IECONFÃ IECONFÃ

OSSANHARÁ EUADEMI CHECHEMIRE DOCÔ
OSSANHARÁ EUADEMI CHECHEMIRE DOCÔ

MACORO MACORO
OSSANHA OSANHA IRE

OSSANHA SEREBUÁ SAPATÁ MI SEREBUÁ
OIÁ OIÁ VODUM OSSANHA SEREBUÁ
OIÁ OIÁ VODUM
OSSANHA SEREBUÁ

ETINE ETINE EUÁ OSSANHA JAQUEDEUÁ
ETINE ETINE EUÁ OSSANHA JAQUEDEUÁ

SOI SOI SOI ITAGIBA
ASSESSUM NANAREUÁ SOI ITAGIBA ASSESSUM NANAREU
Á

SOERE SOIRE
ASSESSUM NANAREUÁ
SOERE OSSANHA GUÉ
ASSESSUM NANAREUÁ

OSSANHA DOCUM LAI LAI OSSANHA DOCUM LAI LAI
OSSANHA SARAUÊ DOCUM LAI LAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário